Pós-Graduação Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

DUO  2 EM 1 Neuropsicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva
Por que fazer o COMBO Neuropsicopedagogia com o Censupeg?
– Carga horária maior na grande maioria dos casos.
– Dois certificados de Pós-Graduação
– O Censupeg é a única instituição associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia da região. SBNPp
– O curso proporcionará aos alunos o conhecimento da Neurociência, Psicologia e Pedagogia.
– O aluno fará o curso na instituição que é pioneira na Neuropsicopedagogia no Brasil.
– O aluno estudará na Instituição que possui um Grupo de Pesquisa- LIENP- Laboratório de Inovações Educacionais e Neuropsicopedagógicos,  com foco na construção da cientificidade da Neuropsicopedagogia na própria Faculdade. Grupo Educacional CENSUPEG
– O Prof. Luiz Antônio Correa, atual Presidente da SBNPp-Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia dará aula na sua turma.
– O curso tem a disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, disciplina exclusiva do Censupeg.
– Em parceria com Secretarias de Educação, o Censupeg faz um importante movimento social através do projeto “Neuropsicopedagogo na Escola”, municípios de grande desenvolvimento na educação já aderiram como como Ponta Grossa/PR, Cascavel/PR, São Fidélis/RJ e Botucatu/SP.

Neuropsicopedagogia Clínica | Pós-Graduação

Objetivo do Curso de Pós-Graduação presencial em Neuropsicopedagogia Clínicacurso-reconhecido

O curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica tem como objetivo de Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Clínica.

Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.

Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.

Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

NÚCLEO 1: EIXOS TÉORICO-PRÁTICOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

  • Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
  • Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional
  • Neurociências Aplicada a Educação.
  • Educação Especial Inclusiva – Aprendizagem na Rede
  • Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem
  • Neuropsicofarmacologia e CID

NÚCLEO 2 – ASPECTOS DO CONTEXTO DA ATUAÇÃO CLÍNICA

  • Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Comportamento Motor
  • Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Emoção e Comportamento Social
  • Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Atenção e Memória
  • Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Linguagem (Leitura e Escrita)
  • Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Habilidades Matemáticas
  • Estágio Supervisionado I – Neuropsicopedagogia Clínica
  • Estágio Supervisionado II – Neuropsicopedagogia Clínica – Estudo de Caso
  • Estágio Supervisionado III – Neuropsicopedagogia Clínica
  • Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica – CONTEXTO CLÍNICO

NÚCLEO 3 – PESQUISA, EXTENSÃO E ANALISE LITERÁRIA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

  • Didática e Metodologia do Ensino Superior*
  • Metodologia da Pesquisa*
  • Estudos Autônomos – Artigo Científico

Carga Horária Total da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica: 600 h/a

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.

(*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de Aprendizagem na Rede

 Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva | Pós-Graduação

Objetivo do Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva

curso-reconhecido

O curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva possui como objetivo, qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva. Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, e que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo. Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social. Estudar as psicopatologias e suas relações com o Código Internacional de Doenças (CID), e entender o uso das medicações utilizadas para transtornos mentais compreendendo seus efeitos e suas alterações químicas no cérebro.

Este curso lhe trará conhecimentos de como realizar a inclusão de verdade, como tratar alunos com: TDAH, déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, hiperativos, dislexia, autismo, discalculia, disgrafia, baixo rendimento escolar, entre outras síndromes e dificuldades que proporcionam desafios no processo de aprendizagem.

Os Coordenadores Pedagógicos, Secretários/as de Educação, Gestores Públicos buscam respostas para melhorar os índices da educação nas cidades, e a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pode auxiliar nesse processo, pois ela prepara o profissional para obter o melhor rendimento do aluno, compreendendo o processo de aprendizagem e adaptando as condições e tempo de cada aluno.

A Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia, preparando o profissional com relação as diferentes áreas: Fonoaudiologia, Terapia  Ocupacional, Psiquiatria, Pediatria, Neurologia, Biologia e outras áreas afins, buscando compreender e trabalhar com o objeto de estudo e de novas possibilidades para promover a aprendizagem.

 

Conheça a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva, assista ao vídeo com o depoimento de alunos e professores.

NÚCLEO 1: EIXOS TÉORICO-PRÁTICOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

  • Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
  • Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional
  • Neurociências Aplicada a Educação.
  • Educação Especial Inclusiva
  • Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem
  • Neuropsicofarmacologia e CID

NÚCLEO 2 – ASPECTOS DO CONTEXTO DA ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Aprendizagem e Metodologias em Relação aos Sujeitos com Altas Habilidades/Superdotados
  • Educação da Pessoa com Deficiência Visual
  • Educação da Pessoa com Deficiência Física e Múltiplas Deficiências.
  • Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva
  • Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual
  • Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagógica tratando da convivência em Contextos Coletivos
  • Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica – Contexto Institucional

NÚCLEO 3 – PESQUISA, EXTENSÃO E ANALISE LITERÁRIA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

  • Didática e Metodologia do Ensino Superior*
  • Metodologia da Pesquisa*
  • Estudos Autônomos – Artigo Científico

Carga Horária Total da Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva: 420h

Obs.: É possível haver alteração na grade curricular visando a otimização do curso.

(*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de Aprendizagem na Rede.

Valores de COMBO 2 em 1

Neuropsicopedagogia Clínica: 30 x R$204,50 até o vencimento

Neuropsicopedagogia Institucional: 30 x R$204,50 até o vencimento

Total: 30xR$409,00 até o vencimento

Caso queira fazer um curso apenas, também é possível, com os seguintes valores:

Valores individuais fora do combo:

Neuropsicopedagogia Clínica: 30 x R$359,00 até o vencimento

Neuropsicopedagogia Inclusiva: 24 x R$299,00 até o vencimento

Curso chancelado pela SBNPp-Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia

Defesa do Selo da SBNPp

Para sócios ativos ou novos e com a anuidade em dia,  da SBNPp-Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia 10% de desconto sobre os cursos

Local: Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2 – centro
Santa Cruz do Sul -RS

Hora: 8h às 17h

(51) 99844-5025 | (51)3902-1707
TURMA NOVA: Previsão de início imediato
CURSO PRESENCIAL

Taxa de Matrícula: R$200,00 – paga no ato da matrícula, primeira mensalidade inicia a pagar 30 dias após a primeira aula por boleto bancário emitido no portal do aluno.

Nós amamos ajudar a realizar sonhos!

Muitas pessoas tem sonhos e ficam frustradas porque, talvez, entra ano e sai ano e elas não conseguiram realizá-los.

Você já teve a sensação de que suas resoluções de ano novo ficaram lá para trás, no mês de janeiro mesmo?

Já parou para pensar no que fazem diferente as pessoas que realizam e conquistam mais?

Elas seguem esses passos, comece hoje mesmo!

Sonho – um sonho pode ser um desejo, uma vontade, uma ideia ou até um ideal. Acontece que ele permanece sendo apenas um sonho, ou seja, não se torna realidade, se ficar apenas no campo da imaginação, no “seria tão bom que acontecesse”. É preciso que esse sonho comece a se transformar em objetivo. E o primeiro passo é colocar uma data para que ele possa acontecer.

Meta – no momento em que você começa a escolher uma data e passa a desenvolver uma visão clara acerca do seu sonho, você começa a ter uma meta. Então, uma data para alcançar a meta e a especificação do que se pretende alcançar são elementos essenciais para o sonho começar a sair da mente e ir para a realidade. As metas norteiam suas ações, fazem com que você saiba para onde está indo e quando pretende chegar.

Plano – apenas colocar uma data e ter clareza do que realmente se deseja ainda não é suficiente para que seus objetivos sejam alcançados e seus sonhos se transformem em realidade. É necessário ter um plano detalhado, com o passo a passo, incluindo tudo o que for necessário para que sua meta seja alcançada e seu sonho, assim, realizado.Colocando em prática agora, vamos verificar cada etapa da transformação de sonhos em realidade:

Vamos usar um exemplo de sonho, ter uma Clínica Neuropsicopedagógica, veja:

Imagine que seu sonho é ter uma clínica neuropsicopedagógica para ter mais tempo com os filhos, independência financeira e realização pessoal. É um bom sonho, mas ainda muito vago e, por não ter uma data, pode estar sempre sendo adiado, à espera de um momento ideal para se trabalhar de forma mais independente, por exemplo. Assim, o segundo passo de quem realiza mais é estabelecer uma data para o sonho virar realidade.

Ao se definir o sonho com maior clareza e especificar o mais claramente sua meta, o sonho começa a tomar forma quase tangível.  Para tornar seu sonho tangível é ser muito específico em relação a ele. Assim, ao invés de apenas dizer que  quer ter uma clínica para ficar mais tempo com as crianças, ser independente financeiramente e ter realização profissional, pode ser que você estabeleça que quer trabalhar quatro horas por dia em uma clínica fazendo quatro atendimentos diários  na região onde mora, a fim de ter uma renda mensal de aproximadamente cinco mil reais e poder, assim, levar os filhos à escola e passar tempo com eles, ensinando os deveres e brincando, por exemplo.

Todos os passos acima são muito importantes para a realização de seus sonhos, e objetivos. Contudo, sua meta será frustrada se não houver um plano de ação claro para realizá-la. Esse plano é o passo a passo do que deverá ser feito para alcançar seu sonho. No exemplo que estamos utilizando, esse plano pode incluir verificar que há uma habilidade a ser desenvolvida, como o de um curso específico para atendimento em clínicas, hospitais, ONG’s, organização do tempo e do investimento prévio, para obter lucro e realização pessoal no futuro. Enfim, são várias etapas do processo que devem ser pensados e escritos para tornar seus objetivos mais realistas.

Depois de ter um plano de ação detalhado para realizar suas metas e alcançar seus sonhos, é hora de colocar em ação, reservando tempo para conquistar o que você deseja. Claro que esse plano deverá ser acompanhado e verificado, a fim de se fazerem os ajustes necessários e, assim realizar muito mais sonhos e objetivos. Comece a colocar esses  passos em ação e você realizará muito mais em sua vida!

Para ajudar você a realizar um dos seus sonhos, criamos a Promoção de NATAL 2017.

Nós amamos ajudar as pessoas a realizar seus sonhos, vem com a gente!

 

Papai Noel passou aqui 🎄🎅
E deixou um lindo PRESENTE 🎁

Vale Presente Natal/2017

PARABÉNS!
Você acaba de ganhar off taxa de matrícula R$200,00
Primeira mensalidade em março/2018
10% de desconto em todos os cursos de Neuropsicopedagogia fazendo sua associação
na SBNPp – SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA apenas 12xR$11,50

ATENÇÃO

Válido somente para turmas novas 2018
SOMENTE PARA MATRÍCULAS FEITAS DE FORMA PRESENCIAL NO POLO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

Aguardamos a sua visita no polo em Santa Cruz do Sul para efetivar a sua matrícula e validar seu presente de Natal 🎅!

Promoção válida até 15 de janeiro/2018

Necessário preencher o formulário abaixo.

https://goo.gl/forms/xD7KVvbHGegdRCRk2

 

Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul-RS
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2 – Centro
(51) 99844-5025 | (51)3902-1707

DE QUE BEBÊ ESTAMOS FALANDO? Desenvolvimento e cuidados nos três primeiros anos de vida.

DE QUE BEBÊ ESTAMOS FALANDO? Desenvolvimento e cuidados nos três primeiros anos de vida.
CURSO 100% PRESENCIAL EM SANTA CRUZ DO SUL-RS
Inscrições neste link 👉 https://goo.gl/forms/RkCY4dQ1EPxJcAsF3

MINISTRANTES:
Karina Recktenvald
Juliana Abule 
Manuela Dotti
Rafael Kelleter
Sylvia Nabinger
Tais Cesca
Veronica Petersen Chaves

OBJETIVO DO CURSO:
Refletir sobre o acompanhamento da singularidade dos bebês em diferentes ambientes, individuais e coletivos.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais de diversas áreas interessados na primeiríssima infância (0 a 3 anos) como: Educadores, Psicólogos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Médicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Pedagogos, Educadores Físicos.

VAGAS: 30

PROGRAMA:

Seminário 1: A concepção de bebê e seu entorno
Da gestação ao parto
A importância do apego
As competências do bebê
Desenvolvimento cerebral do bebê
O bebê e a transmissão cultural

Seminário 2: A importância dos cuidados básicos
A construção dos vínculos
A interação privilegiada com o cuidador
Como alimentar o bebê
Sono
Higiene – Troca de fraldas e banho

Seminário 3: Pensando o espaço do bebê
A Postura do Adulto
O Valor da Observação
A organização do Ambiente ( interno e externo)
Escolha dos materiais

Seminário 4: Segurança Postural, Equilíbrio e Motricidade
A observação do desenvolvimento postural e motor do bebê
Equilíbrio
A Relação entre segurança postural e psíquica
Importância da Motricidade Livre e a Inclusão

 

Datas:05, 06, 07 e 08 de Fevereiro/2018
Local: Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2 – centro
Santa Cruz do Sul -RS

Valor: R$ 400,00 à vista
ou
1+ 3 x R$ 130,00
Informações por e-mail: santacruz@censupeg.com.br
Telefone:
(51) 3902-1707
(51) 99844-5025
Só clicar👇👇 e falar com Márcia Gewehr
http://bit.ly/2iTPe0Z

 

1ª Lista de APROVADOS no vestibular da Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul-RS

A Comissão do Vestibular da FACULDADE CENSUPEG UNIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL-RS – divulga a 1ª Lista de Aprovados no Vestibular 2018.
Segue a lista dos candidatos aprovados até o momento:

Aline Eduarda dos Santos
Amanda Azevedo Moura
Amanda Vieira Osório
Ana Carolina Gomes da Silva
Ana Luiza Mattheis
Ana Paula de Moraes Furlan
Andréa da Silva Oliveira
Andressa Luiza Dias
Angélica Soares
Bruna Luiza Morsch
Bruna Silva dos Passos
Bruno Gabe Moreira
Caroline Inês da Rosa
Clara Elisa Silva da Cunha
Cleinon de Jesus Silva Gomes
Daniela Karine Borstmann
Deise Rafaela Wolff
Denise da Silva Kern
Denise da Silva Kern
Diego Ritzel
Dienifer Kolbe Rediscke
Dionathan Berton
Djonatan Diego Martin
Ederson Ezequiel Brandt
Edison Jardel Stanke
Eduarda Bataioli
Eduarda Hauth de Moraes
Eduarda Wollmann
Érica Eduarda Overbeck Faber
Fabiana Cristina Radtke
Fabio Leandro de Moraes
Felipe Arnaldo Knak
Felipe Arnaldo Knak
Gabriela Luisa Eckel
Gabrielle Bertó
Gianlucca Franchesco Gatelli
Heloísa Rusch Pedra
Ivan Carlos Voese
Jóice Fabiana Weiland
José Henrique da Rosa
Juliana Lopes da Rocha
Katiely Luana Boness
Ketlin Kolbe da Silva
Larissa Nabiele Aires da Silva
Lauro Mateus Rodrigues Ramos
Lavínia Kleinert
Letícia Reis
Letícia Rosa Schroeder
Litiéle Machado
Liziara Hunger Glashorester
Luana Beatriz Post
Luana da Rocha Machado
Luciana Flores dos Santos
Luciano Pinheiro da Rosa
Marieli Inês de Andrade
Milena Vargas de Castro
Nátali Vitória Machado Riese
Natália Eduarda Pagel
Natiéle Mariane Grade
Pablo Vinícius Knak
Rafael Alex Blank
Rafaela Martins Gomes
Rafaela Martins Gomes
Rafaela Taís de Bastos
Reinaldo Rosa Mueller
Roger Gian Bringmann
Samantha Melline Ellwanger
Scheila do Carmo
Tairene Pires Flores
Tais Fernanda de Avila
Talana de Vargas
Talana de Vargas
Thiffany Schavetock Moreira
Tiago Leopoldo Dias

Neste vestibular foram inscritos mais de 200 candidatos. Eles concorreram a uma das vagas oferecidas pela Faculdade CENSUPEG em um dos cinco cursos de Graduação EAD oferecidos na Unidade da Faculdade CENSUPEG de Santa Cruz do Sul-RS.
A partir do processo de Vestibular para 2018, para atender as exigências da região, a Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul disponibilizou o acesso de duas formas :

– com a data marcada nas escolas visitadas

– com agendamento em que o candidato liga e agenda sua prova.

Participaram do processo candidatos de toda a região: Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo e Vale do Sol

Matrículas

O candidato aprovado deverá efetuar sua matrícula até o dia 31 de Dezembro para desfrutar o parcelamento da primeira mensalidade em duas vezes estabelecida pela Faculdade, depois dessa data os candidatos poderão se matricular até o início das aulas, porém, sem os benefícios fornecidos para quem se antecipou.

Funcionamento

A Secretaria da Faculdade estará aberta até o dia 31 de Dezembro de 2017.

Período de férias

No período de 15 de Dezembro de 2017 até 1º de Fevereiro de 2018, a Secretaria da faculdade estará funcionando no horário das 09h às 18h.

Documentação

Para se matricular é muito simples, você apenas leva o CPF, RG e Comprovante de residência. Posteriormente serão cobrados o comprovante de conclusão do ensino médio, carteira de reservista (no caso de masculino), certidão de Nascimento ou casamento.

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS
TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS

Contato

Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre os cursos, valores, horários, etc. Abaixo estão os canais oficiais de comunicação com a faculdade:

WhatsApp: 051 – 99844 5025
Email:santacruz@censupeg.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/CensupegSantaCruz/
Ou ainda cadastre-se em nosso site e nós entremos em contato: http://graduacao.censupeg.com.br/cursos/graduacao-ead/
Endereço
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Alfabetização e letramento: dois lados da mesma moeda!

O jogo “Cara ou Coroa” consiste em se atirar uma moeda para o alto e, após a queda, verificar qual lado ficou voltado para cima. É frequentemente utilizado para se escolher entre duas alternativas ou para se resolver uma disputa entre duas partes.

Essa ideia nos parece oportuna para ilustrar os movimentos do ensino da língua escrita ao longo do tempo: ora o foco foi colocado em um lado (alfabetização), ora em outro (letramento).

Embora ocupem lugares diferentes e tenham características específicas, letramento e alfabetização são tão indissociáveis quanto cara e coroa. Sem um de seus lados, a moeda deixa de ser moeda, o que equivale a dizer que o ensino da língua escrita deixa de ser ensino da língua escrita.

A compreensão da interdependência da alfabetização e do letramento, considerando as diferentes naturezas que caracterizam cada um desses processos, não é algo trivial nem simples de se colocar em prática.

Apresentamos o quadro abaixo para expressar o quanto letramento e alfabetização são complementares e inseparáveis no processo de aprendizagem da língua escrita.

Um lado da moeda
Compreendemos letramento como participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem início no nascimento, com crianças que nascem em sociedades letradas, e prolonga-se por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

“Alfabetização e letramento são processos distintos, com bases cognitivas e linguísticas específicas, mas na aprendizagem inicial da língua escrita, eles devem ser contemporâneos: a criança se alfabetiza num contexto de letramento, e se letra ao mesmo tempo se alfabetizando.”

As práticas sociais da leitura como alicerce para a aprendizagem da língua escrita.

Os conceitos de letramento transformaram as práticas pedagógicas privilegiando, na sala de aula, o uso da língua oral e escrita em situações reais de comunicação. Isso, com certeza, colaborou para que se compreendesse para que a escrita serve. No entanto, quando se orienta a ação pedagógica para o letramento, não quer dizer que se deva descuidar do trabalho específico com o sistema de escrita. O fato de valorizar, em sala de aula, os usos sociais da língua escrita, não implica deixar de tratar sistematicamente da dimensão especificamente linguística do “código”. Desse modo, ao mesmo tempo em que a criança vai sendo alimentada com um rico universo de textos, desafios relativos à representação dos sons da fala em grafia vão sendo apresentados a ela.

Para se alfabetizar é preciso dominar as letras, ou seja, conhecer sua dimensão gráfica e sonora. Para isso concorrem três processos evolutivos de conhecimento que se desenvolvem ao mesmo tempo. Os professores precisam compreendê-los para planejar um ensino cada vez mais ajustado às necessidades das crianças.

A sistematização e a compreensão de cada uma das etapas é de extrema importância para o trabalho de alfabetizadores, mas vale destacar aqui que todo esse processo de aprendizagem não é uniforme; ao contrário, trata-se de um percurso dinâmico em que é possível, por exemplo, que uma criança “pule” uma das etapas, ou que transite por mais de uma etapa ao mesmo tempo. Cabe ao educador, portanto, muita sensibilidade para apoiar cada aluno de acordo com suas especificidades e necessidades.
Referências:http://alfaletrar.org.br

Onde encontrar cursos e oficinas de Alfabetização e Letramento?
Na Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul.
Ministrante: Vanessa Freitas Nascimento
Dia: 09/12/2017
Hora: 8h às 17h
Carga Horária: 15h
Investimento: R$100,00
Com certificação de horas.

Endereço
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Você sabe o que é Plano de Desenvolvimento Individual- PDI?

Qualquer instituição de ensino , pública ou particular, deve estar preparada para receber alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), não importando se estas necessidades são transitórias ou permanentes.

Neste sentido, as escolas em posse do laudo-diagnóstico do aluno deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que atenda as especificidades educacionais do aluno.

O PDI é individual, e deve prever as várias formas de avaliação, apoio e observação disponibilizadas diante da especificidade do aluno. Pois na avaliação do processo de aprendizagem de um aluno com NEE, o educador deverá levar em conta os aspectos cognitivos, motores, psicomotores, interpessoais/afetivos, comunicacionais , que condicionam e/ou potencializam a apropriação do conhecimento.

Desta forma , podemos também afirmar que o PDI é um instrumento para a escola e a família acompanhar a trajetória e evolução do aluno NEE.

Cumpre ainda informar que o PDI é um documento legal, e está previsto no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Cap. das Adaptações Curriculares, publicado pelo MEC/SEF/SEESP em obediência ao ditame Constitucional e Internacional de Educação Inclusiva. Porém, o PDI ainda é um documento “desconhecido” por muitos profissionais da educação, ou utilizado/desenvolvido apenas pelo profissional que atua na sala Multifuncional / AEE (Atendimento Educacional Especializado) que acontece no contraturno do horário letivo regular .

A construção de um Plano de Desenvolvimento Individual, nada mais é do que a efetivação do DIREITO À EDUCAÇÃO e do DIREITO À IGUALDADE , pois visa trata respeitar e tratar com dignidade à diferença ; eliminando toda espécie de discriminação; e garantindo a plena e verdadeira inclusão social.

Onde encontrar cursos e oficinas?
Na Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul.
Ministrante: Alberto Maurício Moura
Dia: 16/12/2017
Hora: 8h às 17h
Investimento: R$130,00
Certificado: 25h
15h presencial + 10h EAD
Temas que serão desenvolvidos:
☑ Aprofundar conhecimentos sobre os tipos de adaptações.
☑ Possibilitar ao aluno conceitos de adaptações curriculares.
☑ Criar o plano de desenvolvimento individual – PDI.
☑ Conceito de Currículo.
☑ Adaptação x flexibilização curricular.
☑ Acessibilidade ao currículo.
☑ Plano de Desenvolvimento Individual – PDI
Local: Faculdade Censupeg Santa Cruz do Sul
Rua Venâncio Aires, 577 – centro
Só clicar👇👇 e falar com Márcia Gewehr
WhatsApp Márcia
Inscrições até 15/12 – Vagas Limitadas
Márcia Gewehr
(51)99844-5025
santacruz@censupeg.com.br

Endereço

Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra!

Conheça as principais áreas de atuação de um pedagogo e descubra se esta profissão combina com você!

Pedagogia ocupa o terceiro lugar na lista de cursos com o maior número de alunos matriculados no Brasil. Segundo o último Censo da Educação Superior, fica atrás apenas de Direito e Administração.

Mesmo com tanta procura, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena investir nesta carreira, se é uma profissão rentável e se existem outras opções para um pedagogo além de trabalhar em escolas.

Para descobrir se o curso de Pedagogia é uma boa opção para você, é importante entender o que se estuda nessa faculdade e onde o profissional formado pode atuar.

Vale a pena fazer a faculdade de Pedagogia?

Depende! Não existe uma resposta única para todo mundo.

A melhor opção depende dos seus objetivos profissionais e de seus interesses pessoais. A faculdade que você escolher tem que se encaixar em seus planos para o futuro!

Conhecer um pouco do curso e entender o tipo de profissional que ele forma nos ajuda a tomar uma decisão mais madura.

O que se estuda no curso de Pedagogia?

As disciplinas de Pedagogia são voltadas para o estudo da educação e dos processos de aprendizagem. O curso é bastante teórico e aborda temas como a capacidade de crianças e adolescentes aprenderem conteúdos, os métodos e sistemas pedagógicos e o papel do professor na sociedade.

O estudo das teorias de aprendizagem, da administração de instituições de ensino, das leis e normas da organização escolar brasileira e das técnicas de alfabetização também estão presentes nos quatro anos de duração da faculdade.

Veja algumas das principais matérias que fazem parte do currículo do curso de Pedagogia:
Didática e Práticas de Ensino
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Gestão em Educação
Letramento e Alfabetização
Metodologia de Ciências
Metodologia de Geografia e História
Metodologia de Língua Portuguesa
Metodologia de Matemática
Políticas Educacionais
Psicologia da Educação

No curso de PEDAGOGIA da Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul as disciplinas são as listadas abaixo:
Grade Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD
Tecnologias no Mundo do Trabalho
Comunicação e Expressão
Metodologia Científica
Responsabilidade Social e Educação Ambiental
Conceitos Teóricos Fundamentais da Docência na Educação Básica
Projeto Interdisciplinar
História e Filosofia da Educação
Metodologia da Alfabetização
Didática
Psicologia da Educação
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Noções de Braile
Metodologia de Ensino de História e Geografia
Psicomotricidade e Movimento
Currículo e Projeto Pedagógico
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Metodologia de Ensino de Educação Física
Estágio Curricular Supervisionado I
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Atividades Complementares
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas
Metodologia de Ensino de Matemática
Metodologia de Ensino de Ciências Naturais
Estágio Curricular Supervisionado II
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Diversidade Geracional na Educação Básica
Teorias de Currículo
Conceitos Fundamentais da Avaliação da Aprendizagem
Estágio Curricular Supervisionado III
Prática de Ensino
Atividades Complementares
Diversidade de Gênero e Sexualidade na Educação Básica
Educação de Jovens e Adultos: Abordagens e Métodos
Legislação, Direito e Cidadania na Educação
Estágio Curricular Supervisionado IV
Atividades Complementares
Neurociências Aplicada a Educação
Políticas Educacionais
Programas Educacionais de Incentivo
Estágio Curricular Supervisionado V
Atividades Complementares

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Onde um pedagogo pode trabalhar?

Um dos caminhos naturais de quem se forma em Pedagogia é trabalhar como professor da educação infantil (pré-escolar) e dos primeiros anos do ensino fundamental. Fora da sala de aula, o pedagogo pode assumir diferentes funções em ambientes escolares e não-escolares.

Saiba em que outras áreas um pedagogo pode atuar:

Administração Escolar

Um pedagogo pode trabalhar na gestão de instituições de ensino desempenhando funções como:

Organizar o calendário letivo.
Planejar e organizar atividades culturais.
Coordenar conselhos de classe.
Coordenar reuniões com os pais dos alunos.
Desenvolver projetos pedagógicos.
Promover eventos de integração da escola com as famílias dos estudantes.
Planejar e coordenar reformas curriculares.

Pedagogia Hospitalar

Em hospitais, o pedagogo cuida da educação de jovens e crianças que estão internados. Ele elabora atividades e planos educacionais que respeitam as limitações de cada paciente.

Um dos objetivos é que as crianças não fiquem atrasadas em relação ao conteúdo visto na escola. Outro aspecto importante deste trabalho é ocupar os pacientes para que a experiência no hospital não seja tão traumática.

Os pedagogos que atuam nesta área podem prestar atendimento domiciliar a crianças doentes.

Pedagogia Empresarial

Empresas de diversos tipos contratam pedagogos para trabalhar na área de gestão de pessoas. Um dos principais objetivos da Pedagogia Empresarial é provocar mudanças de comportamento nas pessoas de acordo com a missão da empresa.

Uma das funções do pedagogo é treinar novos colaboradores e garantir que eles possuam todos os conhecimentos necessários para lidar com os procedimentos da empresa.

Ele também coordena equipes no desenvolvimento de projetos e cria metodologias de capacitação contínua dos funcionários.

Orientação Educacional

Na área de Orientação Educacional, o pedagogo lida com alunos e professores.

Sua função é identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e conversar com cada aluno individualmente para orientá-lo e descobrir uma forma de melhorar seu desempenho.

Já com os professores, o trabalho é de supervisão das atividades. O pedagogo orienta como elaborar planos de aula, organizar os conteúdos e lidar com alunos dispersos.

Educação Especial

O Pedagogo pode trabalhar com estudantes que tenham necessidades especiais ou que possuam alguma limitação de aprendizado.

Neste caso, utiliza técnicas diferenciadas de ensino e precisa adaptar algumas estratégias, atividades e materiais didáticos conforme as características de cada aluno.

Produção de Material Pedagógico

O pedagogo atua no desenvolvimento de materiais utilizados na educação infantil, que podem ser livros, brinquedos, jogos ou qualquer outro instrumento pedagógico.

Além disso, pode orientar outros profissionais na elaboração de qualquer tipo de material pedagógico, seja para o ensino regular, cursos livres, capacitação profissional, etc.

Onde estudar Pedagogia?

Se você está decidido a fazer Pedagogia, o próximo passo é escolher uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
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Licenciatura em Pedagogia
Ao concluir o curso de Pedagogia – EAD da Faculdade CENSUPEG, o egresso estará apto a exercer a função profissional de professor de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nas demais modalidades de educação, como na educação de jovens e adultos, educação especial, profissional e tecnológica, educação do campo, educação escolar indígena, educação a distância, educação escolar quilombola e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O egresso possuirá uma formação crítica e reflexiva, capaz de levantar e sanar problemas educacionais que a sociedade vem enfrentando, isto quando vinculados em projetos políticos-educacionais.
Por meio de bases legais e institucionalizadas, a instituição propõe um projeto onde o egresso desenvolva um perfil com capacidades de:

Desenvolver trabalhos em ambientes de campo específico ou interdisciplinar, com finalidade de processo educativo no desenvolvimento humano;
Desenvolver nos alunos do ensino básico a capacidade de refletir e de pensar, contribuindo para as suas dimensões psicológicas, intelectuais, sociais, culturais, éticas, linguísticas, estéticas e políticas;
Promover o conhecimento interdisciplinar nos sujeitos das diversas fases do seu desenvolvimento;
Continuar ampliando seus saberes pedagógicos e os saberes tecnológicos, englobando as dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas;
Apropriar-se da pesquisa (ou investigação) que envolve a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos;
Relacionar as linguagens da educação nos processos didático-pedagógicos
Identificar problemas socioculturais e educacionais, com perfil investigativo em face a realidade complexa e buscando integrar casos de exclusões;
Participar da gestão democrática e da avaliação de instituições na procura de elaborar, implementar, coordenar, avaliar e acompanhar o desempenho pedagógico;
Participar de programas que proporcione conhecimentos transversais e de aspecto científico-cultural, apresentando-os de forma pedagógica, com temas ambientais, sociais, inclusivos, culturais e étnico-raciais e outros que envolvam a prática pedagógica.
Titulação: Licenciatura em Pedagogia

Duração: 4 anos

Modalidade: EAD

Endereço

Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)99844-5025

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Graduação EAD Faculdade CENSUPEG em Santa Cruz do Sul

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PEDAGOGIA – 4 ANOS

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