Alfabetização e letramento: dois lados da mesma moeda!

O jogo “Cara ou Coroa” consiste em se atirar uma moeda para o alto e, após a queda, verificar qual lado ficou voltado para cima. É frequentemente utilizado para se escolher entre duas alternativas ou para se resolver uma disputa entre duas partes.

Essa ideia nos parece oportuna para ilustrar os movimentos do ensino da língua escrita ao longo do tempo: ora o foco foi colocado em um lado (alfabetização), ora em outro (letramento).

Embora ocupem lugares diferentes e tenham características específicas, letramento e alfabetização são tão indissociáveis quanto cara e coroa. Sem um de seus lados, a moeda deixa de ser moeda, o que equivale a dizer que o ensino da língua escrita deixa de ser ensino da língua escrita.

A compreensão da interdependência da alfabetização e do letramento, considerando as diferentes naturezas que caracterizam cada um desses processos, não é algo trivial nem simples de se colocar em prática.

Apresentamos o quadro abaixo para expressar o quanto letramento e alfabetização são complementares e inseparáveis no processo de aprendizagem da língua escrita.

Um lado da moeda
Compreendemos letramento como participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem início no nascimento, com crianças que nascem em sociedades letradas, e prolonga-se por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

“Alfabetização e letramento são processos distintos, com bases cognitivas e linguísticas específicas, mas na aprendizagem inicial da língua escrita, eles devem ser contemporâneos: a criança se alfabetiza num contexto de letramento, e se letra ao mesmo tempo se alfabetizando.”

As práticas sociais da leitura como alicerce para a aprendizagem da língua escrita.

Os conceitos de letramento transformaram as práticas pedagógicas privilegiando, na sala de aula, o uso da língua oral e escrita em situações reais de comunicação. Isso, com certeza, colaborou para que se compreendesse para que a escrita serve. No entanto, quando se orienta a ação pedagógica para o letramento, não quer dizer que se deva descuidar do trabalho específico com o sistema de escrita. O fato de valorizar, em sala de aula, os usos sociais da língua escrita, não implica deixar de tratar sistematicamente da dimensão especificamente linguística do “código”. Desse modo, ao mesmo tempo em que a criança vai sendo alimentada com um rico universo de textos, desafios relativos à representação dos sons da fala em grafia vão sendo apresentados a ela.

Para se alfabetizar é preciso dominar as letras, ou seja, conhecer sua dimensão gráfica e sonora. Para isso concorrem três processos evolutivos de conhecimento que se desenvolvem ao mesmo tempo. Os professores precisam compreendê-los para planejar um ensino cada vez mais ajustado às necessidades das crianças.

A sistematização e a compreensão de cada uma das etapas é de extrema importância para o trabalho de alfabetizadores, mas vale destacar aqui que todo esse processo de aprendizagem não é uniforme; ao contrário, trata-se de um percurso dinâmico em que é possível, por exemplo, que uma criança “pule” uma das etapas, ou que transite por mais de uma etapa ao mesmo tempo. Cabe ao educador, portanto, muita sensibilidade para apoiar cada aluno de acordo com suas especificidades e necessidades.
Referências:http://alfaletrar.org.br

Onde encontrar cursos e oficinas de Alfabetização e Letramento?
Na Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul.
Ministrante: Vanessa Freitas Nascimento
Dia: 09/12/2017
Hora: 8h às 17h
Carga Horária: 15h
Investimento: R$100,00
Com certificação de horas.

Endereço
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Você sabe o que é Plano de Desenvolvimento Individual- PDI?

Qualquer instituição de ensino , pública ou particular, deve estar preparada para receber alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), não importando se estas necessidades são transitórias ou permanentes.

Neste sentido, as escolas em posse do laudo-diagnóstico do aluno deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que atenda as especificidades educacionais do aluno.

O PDI é individual, e deve prever as várias formas de avaliação, apoio e observação disponibilizadas diante da especificidade do aluno. Pois na avaliação do processo de aprendizagem de um aluno com NEE, o educador deverá levar em conta os aspectos cognitivos, motores, psicomotores, interpessoais/afetivos, comunicacionais , que condicionam e/ou potencializam a apropriação do conhecimento.

Desta forma , podemos também afirmar que o PDI é um instrumento para a escola e a família acompanhar a trajetória e evolução do aluno NEE.

Cumpre ainda informar que o PDI é um documento legal, e está previsto no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Cap. das Adaptações Curriculares, publicado pelo MEC/SEF/SEESP em obediência ao ditame Constitucional e Internacional de Educação Inclusiva. Porém, o PDI ainda é um documento “desconhecido” por muitos profissionais da educação, ou utilizado/desenvolvido apenas pelo profissional que atua na sala Multifuncional / AEE (Atendimento Educacional Especializado) que acontece no contraturno do horário letivo regular .

A construção de um Plano de Desenvolvimento Individual, nada mais é do que a efetivação do DIREITO À EDUCAÇÃO e do DIREITO À IGUALDADE , pois visa trata respeitar e tratar com dignidade à diferença ; eliminando toda espécie de discriminação; e garantindo a plena e verdadeira inclusão social.

Onde encontrar cursos e oficinas?
Na Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul.
Ministrante: Alberto Maurício Moura
Dia: 16/12/2017
Hora: 8h às 17h
Investimento: R$130,00
Certificado: 25h
15h presencial + 10h EAD
Temas que serão desenvolvidos:
☑ Aprofundar conhecimentos sobre os tipos de adaptações.
☑ Possibilitar ao aluno conceitos de adaptações curriculares.
☑ Criar o plano de desenvolvimento individual – PDI.
☑ Conceito de Currículo.
☑ Adaptação x flexibilização curricular.
☑ Acessibilidade ao currículo.
☑ Plano de Desenvolvimento Individual – PDI
Local: Faculdade Censupeg Santa Cruz do Sul
Rua Venâncio Aires, 577 – centro
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Inscrições até 15/12 – Vagas Limitadas
Márcia Gewehr
(51)99844-5025
santacruz@censupeg.com.br

Endereço

Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
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Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
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Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra!

Conheça as principais áreas de atuação de um pedagogo e descubra se esta profissão combina com você!

Pedagogia ocupa o terceiro lugar na lista de cursos com o maior número de alunos matriculados no Brasil. Segundo o último Censo da Educação Superior, fica atrás apenas de Direito e Administração.

Mesmo com tanta procura, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena investir nesta carreira, se é uma profissão rentável e se existem outras opções para um pedagogo além de trabalhar em escolas.

Para descobrir se o curso de Pedagogia é uma boa opção para você, é importante entender o que se estuda nessa faculdade e onde o profissional formado pode atuar.

Vale a pena fazer a faculdade de Pedagogia?

Depende! Não existe uma resposta única para todo mundo.

A melhor opção depende dos seus objetivos profissionais e de seus interesses pessoais. A faculdade que você escolher tem que se encaixar em seus planos para o futuro!

Conhecer um pouco do curso e entender o tipo de profissional que ele forma nos ajuda a tomar uma decisão mais madura.

O que se estuda no curso de Pedagogia?

As disciplinas de Pedagogia são voltadas para o estudo da educação e dos processos de aprendizagem. O curso é bastante teórico e aborda temas como a capacidade de crianças e adolescentes aprenderem conteúdos, os métodos e sistemas pedagógicos e o papel do professor na sociedade.

O estudo das teorias de aprendizagem, da administração de instituições de ensino, das leis e normas da organização escolar brasileira e das técnicas de alfabetização também estão presentes nos quatro anos de duração da faculdade.

Veja algumas das principais matérias que fazem parte do currículo do curso de Pedagogia:
Didática e Práticas de Ensino
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Gestão em Educação
Letramento e Alfabetização
Metodologia de Ciências
Metodologia de Geografia e História
Metodologia de Língua Portuguesa
Metodologia de Matemática
Políticas Educacionais
Psicologia da Educação

No curso de PEDAGOGIA da Faculdade CENSUPEG Santa Cruz do Sul as disciplinas são as listadas abaixo:
Grade Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD
Tecnologias no Mundo do Trabalho
Comunicação e Expressão
Metodologia Científica
Responsabilidade Social e Educação Ambiental
Conceitos Teóricos Fundamentais da Docência na Educação Básica
Projeto Interdisciplinar
História e Filosofia da Educação
Metodologia da Alfabetização
Didática
Psicologia da Educação
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Noções de Braile
Metodologia de Ensino de História e Geografia
Psicomotricidade e Movimento
Currículo e Projeto Pedagógico
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Metodologia de Ensino de Educação Física
Estágio Curricular Supervisionado I
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Atividades Complementares
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas
Metodologia de Ensino de Matemática
Metodologia de Ensino de Ciências Naturais
Estágio Curricular Supervisionado II
Prática de Ensino
Projeto Interdisciplinar
Diversidade Geracional na Educação Básica
Teorias de Currículo
Conceitos Fundamentais da Avaliação da Aprendizagem
Estágio Curricular Supervisionado III
Prática de Ensino
Atividades Complementares
Diversidade de Gênero e Sexualidade na Educação Básica
Educação de Jovens e Adultos: Abordagens e Métodos
Legislação, Direito e Cidadania na Educação
Estágio Curricular Supervisionado IV
Atividades Complementares
Neurociências Aplicada a Educação
Políticas Educacionais
Programas Educacionais de Incentivo
Estágio Curricular Supervisionado V
Atividades Complementares

Saiba mais: http://revolucioneseumundo.com.br/

Onde um pedagogo pode trabalhar?

Um dos caminhos naturais de quem se forma em Pedagogia é trabalhar como professor da educação infantil (pré-escolar) e dos primeiros anos do ensino fundamental. Fora da sala de aula, o pedagogo pode assumir diferentes funções em ambientes escolares e não-escolares.

Saiba em que outras áreas um pedagogo pode atuar:

Administração Escolar

Um pedagogo pode trabalhar na gestão de instituições de ensino desempenhando funções como:

Organizar o calendário letivo.
Planejar e organizar atividades culturais.
Coordenar conselhos de classe.
Coordenar reuniões com os pais dos alunos.
Desenvolver projetos pedagógicos.
Promover eventos de integração da escola com as famílias dos estudantes.
Planejar e coordenar reformas curriculares.

Pedagogia Hospitalar

Em hospitais, o pedagogo cuida da educação de jovens e crianças que estão internados. Ele elabora atividades e planos educacionais que respeitam as limitações de cada paciente.

Um dos objetivos é que as crianças não fiquem atrasadas em relação ao conteúdo visto na escola. Outro aspecto importante deste trabalho é ocupar os pacientes para que a experiência no hospital não seja tão traumática.

Os pedagogos que atuam nesta área podem prestar atendimento domiciliar a crianças doentes.

Pedagogia Empresarial

Empresas de diversos tipos contratam pedagogos para trabalhar na área de gestão de pessoas. Um dos principais objetivos da Pedagogia Empresarial é provocar mudanças de comportamento nas pessoas de acordo com a missão da empresa.

Uma das funções do pedagogo é treinar novos colaboradores e garantir que eles possuam todos os conhecimentos necessários para lidar com os procedimentos da empresa.

Ele também coordena equipes no desenvolvimento de projetos e cria metodologias de capacitação contínua dos funcionários.

Orientação Educacional

Na área de Orientação Educacional, o pedagogo lida com alunos e professores.

Sua função é identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e conversar com cada aluno individualmente para orientá-lo e descobrir uma forma de melhorar seu desempenho.

Já com os professores, o trabalho é de supervisão das atividades. O pedagogo orienta como elaborar planos de aula, organizar os conteúdos e lidar com alunos dispersos.

Educação Especial

O Pedagogo pode trabalhar com estudantes que tenham necessidades especiais ou que possuam alguma limitação de aprendizado.

Neste caso, utiliza técnicas diferenciadas de ensino e precisa adaptar algumas estratégias, atividades e materiais didáticos conforme as características de cada aluno.

Produção de Material Pedagógico

O pedagogo atua no desenvolvimento de materiais utilizados na educação infantil, que podem ser livros, brinquedos, jogos ou qualquer outro instrumento pedagógico.

Além disso, pode orientar outros profissionais na elaboração de qualquer tipo de material pedagógico, seja para o ensino regular, cursos livres, capacitação profissional, etc.

Onde estudar Pedagogia?

Se você está decidido a fazer Pedagogia, o próximo passo é escolher uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais: http://revolucioneseumundo.com.br/

Por que fazer a graduação EAD com a CENSUPEG?
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Licenciatura em Pedagogia
Ao concluir o curso de Pedagogia – EAD da Faculdade CENSUPEG, o egresso estará apto a exercer a função profissional de professor de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nas demais modalidades de educação, como na educação de jovens e adultos, educação especial, profissional e tecnológica, educação do campo, educação escolar indígena, educação a distância, educação escolar quilombola e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O egresso possuirá uma formação crítica e reflexiva, capaz de levantar e sanar problemas educacionais que a sociedade vem enfrentando, isto quando vinculados em projetos políticos-educacionais.
Por meio de bases legais e institucionalizadas, a instituição propõe um projeto onde o egresso desenvolva um perfil com capacidades de:

Desenvolver trabalhos em ambientes de campo específico ou interdisciplinar, com finalidade de processo educativo no desenvolvimento humano;
Desenvolver nos alunos do ensino básico a capacidade de refletir e de pensar, contribuindo para as suas dimensões psicológicas, intelectuais, sociais, culturais, éticas, linguísticas, estéticas e políticas;
Promover o conhecimento interdisciplinar nos sujeitos das diversas fases do seu desenvolvimento;
Continuar ampliando seus saberes pedagógicos e os saberes tecnológicos, englobando as dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas;
Apropriar-se da pesquisa (ou investigação) que envolve a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos;
Relacionar as linguagens da educação nos processos didático-pedagógicos
Identificar problemas socioculturais e educacionais, com perfil investigativo em face a realidade complexa e buscando integrar casos de exclusões;
Participar da gestão democrática e da avaliação de instituições na procura de elaborar, implementar, coordenar, avaliar e acompanhar o desempenho pedagógico;
Participar de programas que proporcione conhecimentos transversais e de aspecto científico-cultural, apresentando-os de forma pedagógica, com temas ambientais, sociais, inclusivos, culturais e étnico-raciais e outros que envolvam a prática pedagógica.
Titulação: Licenciatura em Pedagogia

Duração: 4 anos

Modalidade: EAD

Endereço

Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
Celular WhatsApp (51)99844-5025

Informações e Matrículas
Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
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Pós-Graduação EAD na Área de Educação

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🎓História e Geografia: Ensino de Práticas e Metodologias R$157,00
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🎓Língua Inglesa: Estudos e Metodologias R$139,00
🎓Língua Portuguesa R$ 157,00
🎓Língua Portuguesa: Redação e Oratória R$ 157,00
🎓Literatura Brasileira e Contemporânea R$ 139,00
🎓Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil R$ 157,00
🎓Matemática e Física: Ensino de Práticas e Metodologias R$157,00
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🎓Psicopedagogia R$ 157,00
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🎓Supervisão e Orientação e Educacional R$157,00
🎓Supervisão Escolar R$157,00
🎓Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento R$157,00
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Informações e Matrículas
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Graduação EAD Faculdade CENSUPEG em Santa Cruz do Sul

Graduação EAD Faculdade CENSUPEG em Santa Cruz do Sul

PEDAGOGIA – 4 ANOS

PROCESSOS GERENCIAIS – 2 ANOS

RECURSOS HUMANOS – 2 ANOS

GESTÃO AMBIENTAL – 2 ANOS

LOGÍSTICA – 2 ANOS

Endereço
Rua Venâncio Aires, 577 – sala 2
Centro – Santa Cruz do Sul – RS
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Informações e Matrículas

Profª Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
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Pós-Graduação em Enfermagem Urgência e Emergência

ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Organização nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação
OBJETIVOS:
 Discutir o cuidado de enfermagem nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem à qualidade da assistência emergencial e ampliar a produção científica relacionada à assistência prestada ao cliente envolvido em situações de urgência e emergência;  Desenvolver saberes para o gerenciamento de unidades de emergência intra e Pré-Hospitalar;  Capacitar os enfermeiros do processo ao atendimento à Urgência e Emergência nos ambientes Pré-hospitalar (terrestre, aéreo e aquático) e intra-hospitalar, enfatizando ações de direção, organização, delegação, supervisão, e execução de ações assistenciais de modo técnico e científico visando à melhoria do atendimento ao paciente crítico (adulto e pediátrico).
PÚBLICO-ALVO: Profissionais da Enfermagem
MATRIZ CURRICULAR
Total de horas: 420h

Fundamentos Éticos e Legais nas Urgências e Humanização do Atendimento ao Paciente Crítico
Atendimento ao Paciente critico no pré Hospitalar – focado ao trauma
Atendimento ao Paciente critico no pré Hospitalar – focado ao Clinico
Atendimento ao Paciente Crítico na Sala de Emergência – Teórico/prático
Emergências Cardiológicas
Eletrocardiograma: Interpretação e Leitura – Teórico/prático
Emergência Cirúrgica
Atendimento Pré-Hospitalar ao Paciente com Emergências Obstétrica e Pediátrico
Atendimento Sala de Emergência ao Paciente com Emergência Obstétrica e Pediátrica
Atendimento Pré-Hospitalar nas Emergência Psiquiátrica e Intoxicações
Atendimento Sala de Emergência ao Paciente com Emergência Psiquiátrica e Intoxicações
Atendimento a Catástrofe, Desastre e Terrorismo
Assistência em Imobilização, Remoção e Transporte de Pacientes
Atendimento Pré-hospitalar ao Paciente com Emergências Neurológicas
Distúrbios Hidroeletrolíticos e Choques
Transporte Aeromedico
Metodologia da Pesquisa *
Didática e Metodologia do Ensino Superior*
Estudos Independentes: Artigo Científico

Local das aulas:
Unidade Censupeg de Santa Cruz do Sul
Organização das aulas:
Encontros mensais sábado e domingo em Santa Cruz do Sul/RS uma vez por mês.
100% presencial
Inicia assim que fechar a turma com no mínimo 20 alunos efetivamente matriculados.
Informações e Matrículas:
Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)9 9844-5025
e-mail: santacruz@censupeg.com.br

Pós-Graduação em Nutrição Esportiva Funcional

Pós-Graduação em Nutrição Esportiva Funcional

OBJETIVOS:

· Oferecer capacitação para que o profissional se desenvolva como conhecedor das bases científicas sobre bioquímica fisiológica e de alimentos, fisiologia do exercício e do treinamento e técnicas dietéticas, que fundamentam a elaboração e a aplicação da arte da nutrição para indivíduos que praticam diferentes tipos de treinamento e/ou modalidades esportiva, e que se preocupam com uma atuação segura, eficiente e ética.

· Compreender os efeitos do exercício físico, na sua forma mais aprofundada e o papel dos nutrientes, com ênfase nos suplementos alimentares, sejam estes para atletas ou população em geral.

PÚBLICO-ALVO:

· Profissionais formados em nutrição.

MATRIZ CURRICULAR

Bioquímica e Fisiologia do Exercício
Fundamentos da Nutrição Esportiva Funcional
Ética e Legislação Aplicada à Nutrição Esportiva
Metabolismo de Carboidratos, Mineiras e Vitaminas
Metabolismo de Lipídios no Esporte e Recursos Ergogênicos
Metabolismo de Proteínas no Esporte e Recursos Ergogênicos
Avaliação Bioquímica no Esporte
Nutrição Funcional para Atletas
Nutrição Funcional para Adolescentes, Mulheres e Idosos
Nutrição Funcional e Exercício Físico em Situações Especiais
(Obesos, Diabetes, Osteoporose, Cardiopatas, HIV, Câncer e
Síndrome Metabolica)
Nutrigenética, Nutrigênomica e Exercício
Cineantropometria (ênfase em avaliação funcional)
Avaliação da Composição Corporal e Gasto Energético
Investigação Metabólica do Paciente (Sinais e Sintomas)
Prescrição de Suplementos e Fitoterápicos no Exercício
Vivências Práticas em Nutrição Esportiva
Didática e Metodologia do Ensino Superior *
Metodologia da Pesquisa *
Estudos Independentes e Monografia e/ou Artigo Científico

CARGA HORÁRIA: 450 h/a
Formato do curso: As duas primeiras aulas acontecerão em um sábado por mês, após período inicial a turma terá sequência em um sábado e domingo por mês até o final do curso.
Horário: Das 8h as 18h.
Duração: Aproximadamente 12 meses + 6 meses para socialização do artigo (recesso em dezembro, janeiro e julho)

Investimento:
Matrícula: R$ 200,00
24x de R$ 349,00 até o vencimento (valor que vai no contrato: R$ 410,59)
Taxa de orientação: R$ 210,00
http://bit.ly/2s3bCG3
– Excelência de ensino Censupeg, baseado nos melhores programas acadêmicos da área.
– Excelência da equipe docente: Professores de referência da região além de outros professores que se deslocam de outras regiões do Brasil para dar aula na turma.
Informações e matrículas:
Consultora Educacional
Márcia Gewehr
(51) 99844-5025
santacruz@censupeg.com.br

Pós-Graduação em Reabilitação Cognitiva

Pós-Graduação em Reabilitação Cognitiva
Organização nos Termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação

FINALIDADE DO CURSO:
. Habilitar profissionais da área de saúde e educação para atuar na reabilitação cognitiva.
OBJETIVOS:
 Instrumentalizar-se com teoria e prática em reabilitação cognitiva, no sentido de capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida.
 Estabelecer protocolos de estimulação cognitiva e atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE – traumatismo crânio-encefálico, etc..
 Aprimorar a prática profissional, levando em conta as exigências de atuação multiprofissional.
PÚBLICO-ALVO:
 Neuropsicólogo(a), Fonoaudiólogo(a), Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro(a), Fisioterapeuta, Neuropsicopedagogo(a), que tenham comprovada vivência prática no trato direto com pacientes.
MATRIZ CURRICULAR
Doenças Neurológicas, Neurocirúrgicas e Psiquiátricas: da Infância ao Envelhecimento
Reabilitação: Aspectos Biológicos e Neuropsicológicos
Fundamentos Conceituais e Metodológicos da Reabilitação
Protocolo básico do Plano de Reabilitação Cognitiva
Reabilitação Cognitiva: Fases de Reabilitação
Instrumentos para a Reabilitação Cognitiva
Reabilitação de Déficit Cognitivo
Reabilitação do Déficit Funcional e dos Aspectos Psicossociais
Reabilitação nas Demências e Disfunção Executiva
Manejo Comportamental em Pacientes com Lesões Cerebrais Adquiridas e Doenças Neurodegenerativas
Projeto de Reabilitação de Crianças e Adolescentes
Projeto de Reabilitação de Adultos e Idosos Didática e Metodologia do Ensino Superior * Metodologia da Pesquisa * Estudos Independentes e Monografia e/ou Artigo Científico
CARGA HORÁRIA: 600 h/a

Formato do curso: As duas primeiras aulas acontecerão em um sábado por mês (8h às17h), após período inicial a turma terá sequência em um sábado e domingo (8h às 17h) por mês até o final do curso.
Duração: Aproximadamente 18 meses + 6 meses para socialização do artigo (recesso em dezembro, janeiro e julho).
Importante: O curso de Reabilitação Cognitiva agrega ao profissional formado nas áreas da Saúde e da Educação, no âmbito coletivo e institucional, um maior aprofundamento para atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE – traumatismo crânio-encefálico, etc. Visa capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade

Investimento:
Matrícula: R$ 200,00
30x de R$ 399,00 até o vencimento
Taxa de orientação: R$ 210,00

Formato do curso: As duas primeiras aulas acontecerão em um sábado por mês (8h às17h), após período inicial a turma terá sequência em um sábado e domingo (8h às 17h) por mês até o final do curso.
Duração: Aproximadamente 18 meses + 6 meses para socialização do artigo (recesso em dezembro, janeiro e julho).
Importante: O curso de Reabilitação Cognitiva agrega ao profissional formado nas áreas da Saúde e da Educação, no âmbito coletivo e institucional, um maior aprofundamento para atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE – traumatismo crânio-encefálico, etc. Visa capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida.
Excelência da equipe docente: Professores com larga experiência profissional, a maior parte dos professores vem outras regiões do Brasil para ministrar aulas na turma.
Qualidade de ensino Censupeg, baseado nos melhores programas acadêmicos da área.
A Profa. Dra. Rita Russo, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Reabilitação Cognitiva do Censupeg, ministrará aula na turma.
Curso com desenvolvimento de projetos para intervenções com estimulação cognitiva.

Informações e matrículas:
Consultora Educacional
Márcia Gewehr
(51) 99844-5025
santacruz@censupeg.com.br

Práticas e Abordagens de Atuação com Transtorno do Espectro Autista

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO em PRÁTICAS E ABORDAGENS DE ATUAÇÃO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Organização nos Termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação
OBJETIVOS:
 Capacitar profissionais da área da saúde e educação para aprofundar conhecimentos e práticas quanto ao diagnóstico e intervenção com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista – TEA.
 Qualificar-se através de conhecimentos com base histórica e técnico-científica para compreender todos os aspectos provenientes do TEA, bem como aprofundar e ampliar o olhar sobre as especificidades do desenvolvimento e aprendizagem das pessoas que o possui.
 Analisar e construir práticas de inclusão de pessoas com TEA em diferentes ambientes, estudando e compreendendo os direitos da pessoa que possui este transtorno, favorecendo sua qualidade de vida.
 Reconhecer a importância e a necessidade da atuação em equipe multiprofissional no atendimento às pessoas com TEA para potencializar suas capacidades.
 Realizar, quando necessário, encaminhamentos a outros profissionais com competência para intervir em questões específicas decorrentes do TEA, através de observação de aspectos inerentes ao trabalho especializado e/ou terapias específicas.
PÚBLICO-ALVO: Professores que buscam atuar em salas de AEE, Neuropsicopedagogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Profissionais da área da Gestão Educacional, Equipes de Trabalho Multiprofissional e profissionais de áreas afins.

MATRIZ CURRICULAR:
DISCIPLINA CH NÚCLEO 1 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM HUMANA

 Bases Neurobiológicas da Aprendizagem 30
Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem 30
Neuropsicofarmacolgia e CID 30
 Histórico e Origem do TEA 15h
NÚCLEO 2- ABORDAGENS NO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL
Abordagens do trabalho com TEA em atuação multiprofissional I – Identificação e Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista 15h
Abordagens do trabalho com TEA em atuação multiprofissional II – Abordagens Psicológicas com os aspectos psicossociais e emocionais 30h
Abordagens do trabalho com TEA em atuação multiprofissional III – Desenvolvimento da Linguagem, Comunicação e estratégias de intervenção. 30h
Abordagens do trabalho com TEA em atuação multiprofissional IV – desenvolvimento Neuromotor e estratégias de intervenção 30h
NÚCLEO 3 – PRÁTICAS DE INCLUSÃO
Adaptações curriculares para atendimento escolar 15h
 Educação Especial Inclusiva – Centro Digital de Estudos (CDE)30h
Direitos da Pessoa com TEA 15h
Salas Multifuncionais: Recursos pedagógicos para o atendimento de pessoas com TEA 15h
Tecnologias Assistivas e TEA 15h
NÚCLEO 4 – PESQUISA E EXTENSÃO NO ESTUDO DO TEA

Didática e Metodologia do Ensino Superior* 30
Metodologia da Pesquisa* 60 Estudos Autônomos – Artigo Científico 60
CARGA HORÁRIA: 450h

Investimento

Mensalidade:24xR$319,00 – inicia a pagar 30 dias após a primeira aula
Taxa de Matrícula: R$200,00 – paga no ato da matrícula
Local das aulas:
Unidade Censupeg de Santa Cruz do Sul
Organização das aulas:
Encontros quinzenais aos sábados em Santa Cruz do Sul/RS ( duas vezes por mês)
100% presencial
Inicia assim que fechar a turma com no mínimo 20 alunos efetivamente matriculados.
Informações e Matrículas:
Márcia Gewehr
Consultora Educacional Censupeg
Celular WhatsApp (51)9 9844-5025
e-mail: santacruz@censupeg.com.br