A influência das emoções sobre a memória – A amígdala, sentinela das nossas emoções

Através desta cena simples, podemos inferir muitas das características instaladas na amígdala: ela é a única que nos coloca em aviso e mais ainda, vamos criar um novo aprendizado.

As memórias e experiências com forte carga emocional, fazer nossas conexões sinápticas estão associados com esta estrutura, efeitos como batimento cardíaco rápido, aumento da respiração, liberação de hormônios provocando estresse. As pessoas que, por exemplo, têm danificada a amígdala, não seriam capazes de detectar risco ou perigo.

A amígdala nos ajuda a encontrar uma estratégia adequada após a identificação de um estímulo negativo, mas como podemos identificar que o estímulo pode nos prejudicar? Ao aprender, condicionamento, para os princípios que, como uma espécie, nós reconhecemos como prejudicial. Daniel Goleman por exemplo, introduziu o conceito de “sequestro de amígdala” para se referir àquelas situações em que o medo e a angústia são levados de uma forma não adaptativa, o que não é lógico e onde o desespero, nos impede de encontrar a resposta certa.

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Toda memória é adquirida num determinado estado emocional. A maioria das pessoas se recorda onde estavam e o que faziam no momento do acidente com o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, mas ninguém se lembra do rosto da pessoa que vendeu ingressos de cinema à você.
O impacto emocional da notícia da morte de Senna foi grande; as memórias gravadas nesse momento foram influenciadas por essa emoção intensa. O momento em que se compra o ingresso do cinema pode ser, na maioria das vezes, emocionalmente insignificante. A importância emocional de cada acontecimento interfere diretamente na aquisição de novas memórias.

O psicólogo William James, um dos fundadores da psicologia moderna, já sublinhava a importância das emoções para o bom funcionamento da memória. “Lembrar-se de tudo seria tão desagradável quanto não se lembrar de nada”, insistia ele: o cérebro deve efetuar uma seleção, e ele o faz em função do valor afetivo de que um acontecimento se reveste para nós.

Vários pesquisadores contemporâneos, abrindo a via da neurociência afetiva, oferecem uma estimativa dos mecanismos cerebrais que governam a influência das emoções sobre a memória.
Dra. Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e neurocientista, explica que o hipocampo, região cerebral necessária para a formação de novas lembranças, sofre influência das emoções.
“O hipocampo vai selecionar aquilo que tem valor para ser guardado ou não. Sabemos disso por conta de um caso muito famoso na neurociência, em que um jovem de 27 anos teve uma lesão nessa área. Ele se lembrava quem era e o que tinha acontecido no passado mas, daquele tempo em diante, ele não conseguiu armazenar novas memórias. Isso mostra que o hipocampo tem papel muito importante no armazenamento de memórias. E como ele está ligado à emoção, acreditamos que essa seja a razão pela qual o cérebro armazena algumas coisas e outras não, de acordo com o valor que elas têm para nós”, explica a neurocientista.

Os estados de ânimo, as emoções, o nível de alerta, a ansiedade e o estresse modulam fortemente as memórias. Em uma sala de aula, por exemplo, um aluno estressado ou pouco alerta não forma novas memórias corretamente. Um aluno que é submetido a um nível alto de ansiedade, pode esquecer tudo aquilo que aprendeu logo depois da aula.
A neurocientista explica que a dificuldade de evocar uma memória num estado de estresse está relacionada ao sistema límbico, mais precisamente na amígdala.
“O cérebro interpreta o estresse como uma ameaça, e a amígdala, componente do sistema límbico, vai desencadear reações instintivas de proteção em caso de alguma emergência. É o que chamamos de ‘sequestro da amígdala’. Portanto, esse fator interfere no processamento de evocação de uma memória, que está desfocado naquele momento’’, explica Tieppo.

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Fonte:
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COMBO 2 EM 1 Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva

2 em 1 – Melhor impossível!!!
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COMBO 2 EM 1 Neuropsicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva
Por que fazer o COMBO Neuropsicopedagogia com o Censupeg?
– Carga horária maior na grande maioria dos casos.
– Dois certificados de Pós-Graduação
– O Censupeg é a única instituição associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia da região. SBNPp
– O curso proporcionará aos alunos o conhecimento da Neurociência, Psicologia e Pedagogia.
– O aluno fará o curso na instituição que é pioneira na Neuropsicopedagogia no Brasil.
– O aluno estudará na Instituição que possui um Grupo de Pesquisa com foco na construção da cientificidade da Neuropsicopedagogia na própria Faculdade. Grupo Educacional CENSUPEG
– O Prof. Luiz Antônio Correa, atual Presidente da SBNPp-Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia dará aula na sua turma.
– O curso tem a disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, disciplina exclusiva do Censupeg.
– Em parceria com Secretarias de Educação, o Censupeg faz um importante movimento social através do projeto “Neuropsicopedagogo na Escola”, municípios de grande desenvolvimento na educação já aderiram como como Ponta Grossa/PR, Cascavel/PR, São Fidélis/RJ e Botucatu/SP.

Matriz Curricular Neuropsicopedagogia Clínica
Carga Horária: 600 horas

– Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional
– Fundamentos da Neurologia
– Neurofisiologia: O Funcionamento do cérebro e bases da Plasticidade Cerebral na gestação, infância e adolescência
– Neuropsicofarmacologia e CID
– Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
– Educação Especial Inclusiva
– Fundamentos e prática em equipe multiprofissional I-Comportamento Motor
– Fundamentos e prática em equipe multiprofissional II -Emoção e Comportamento Social
– Fundamentos e prática em equipe multiprofissional III -Atenção; Memória; Inteligência
– Fundamentos e prática em equipe multiprofissional IV- Linguagem (Leitura e Escrita) Fundamentos e prática em equipe multiprofissional V – Habilidades Matemáticas
– Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica
– Estágio I – Neuropsicopedagogia Clínica
– Estágio II – Neuropsicopedagogia Clínica
– Estágio III – Neuropsicopedagogia Clínica
– Metodologia da Pesquisa*
– Didática e Metodologia do Ensino Superior*
– Estudos Independentes, Monografia e/ou Artigo Científico

Matriz Curricular Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva
Carga Horária 420

– Fundamentos da Neurologia
– Neurofisiologia: O Funcionamento do cérebro e bases da Plasticidade Cerebral na gestação, infância e adolescência
– Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional
– Educação Especial Inclusiva
– Aprendizagem e Metodologias em Relação aos Sujeitos com Altas Habilidade/Superdotação
– Educação da Pessoa com Deficiência Física e Múltiplas Deficiências
– Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva
– Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual
– Educação da Pessoa com Deficiência Visual
– Fundamentos e prática em equipe multiprofissional – Emoção e
Comportamento Social
– Neuropsicofarmacologia e CID
– Avaliação Neuropsicopedagógica
– Metodologia da Pesquisa*
– Didática e Metodologia do Ensino Superior*
– Estudos Independentes, Monografia e/ou Artigo Científico


Valores de COMBO 2 em 1


Neuropsicopedagogia Clínica:
30 x R$178,00

Neuropsicopedagogia Inclusiva: 30 x R$ 178,00

Total: 30xR$356,00

Caso queira fazer um curso apenas, também é possível, com os seguintes valores:

Valores individuais fora do combo:

Neuropsicopedagogia Clínica:
30 x R$299,00

Neuropsicopedagogia Inclusiva:
24 x R$259,00

Local: Auditório da Apae, na Rua Félix Hoppe-53 – Centro – Santa Cruz do Sul
Hora: 8h às 17h
CURSO PRESENCIAL
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REGISTRO NO MEC

Segue o link no e-MEC Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva:http://bit.ly/2b8ogivMEC-NeuropsicopedagogiaIncluciva

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Dança Educacional‏

Pós-Graduação presencial em Dança Educacional- Santa Cruz do Sul/RS
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MATRIZ CURRICULAR

Dança Escolar e a Pluralidade de Ensino

História da Dança da Origem a Atualidade

Anatomia Aplicada à Dança

Nomenclatura e Bases da Dança Acadêmica

Educação Rítmica Corporal

Dança e Técnicas Aplicada a Saúde

A Dança para Pessoas com Deficiências

Danças Populares e Folclóricas

Produção de Eventos Culturais na Escola

Composição Coreográfica

Improvisação e Expressão Corporal em Dança

Danças Urbanas e os Aspectos Sociais

Socialização e Diálogo da Dança de Salão

Dança e seus diálogos (Arte Circense e Cênica – Teatro)

Didática Aplicada a Dança

Didática e Metodologia do Ensino Superior*

Metodologia da Pesquisa*

Estudos Independentes

CARGA HORÁRIA: 420 h

Organização das aulas:
Um sábado e domingo por mês, das 8h às 17h.

Local das Aulas:

Auditório e Ginásio da APAE de Santa Cruz do Sul

Rua Félix Hoppe, 53 – Centro

Valor do curso de Pós-Graduação em Dança Educacional:

24x de R$ 239,00
Valor do curso de Extensão:
24x de R$ 169,00
Taxa de Matrícula:
R$ 200,00

– O Prof. Mst. Jessé Cruz, bailarino, coreógrafo, educador, produtor cultural e coordenador do curso de Dança Educacional / Artes Cênicas do Censupeg dará aula na turma, entre outras atividades, vale destacar que o professor Jessé Cruz é professor-convidado e coreógrafo da escola do Teatro Bolshoi no Brasil, uma das melhores escolas técnicas de dança do mundo.
– Profa. Ms Lucilene dos Santos Almeida, professora técnica da Escola de Dança Teatro Guaíra de Curitiba possivelmente dará aula na turma, entre outros professores com larga experiência profissional que atuam nos maiores espaços artísticos e representantes em Dança do Brasil.

Dica especial:
Especificamente nesse curso, além dos alunos de Pós-Graduação nós também poderemos matricular alunos que não tenham graduação no formato de curso de Extensão em Dança Educacional com 210 horas, o aluno fará apenas as aulas práticas.
Matrícula: R$ 200,00
24x de R$ 169,0
É importante considerar que além das disciplinas teóricas, o aluno não fará as disciplinas em rede e nem artigo, no final do curso, ao cumprir todos os quesitos para a conclusão do curso, ele receberá um certificado de 210 horas em Dança Educacional.
Saiba mais sobre curso, cadastre seu e-mail neste link⤵
http://bit.ly/2anRWGoDancaEducacional

Informações e matrículas com nossa consultora educacionail:
Márcia Gewehr
(51)9844-5025
marciacensupeg@hotmail.com

Políticas Públicas -CRAS-CREAS-SUAS‏‏‏

Pós-Graduação presencial em Santa Cruz do Sul/RS
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MATRIZ CURRICULAR

Adoção e Relações Familiares

Controle Social: Democracia, Participação e Cidadania

Legislação, Regulamentação e Normatização na Política de Assistência Social

Família e a Intervenção Profissional do Assistente Social

Gestão do Conhecimento na Administração Pública

Medidas Sócio-Educativas para Adolescentes em Conflito com a Lei

Políticas Sociais: Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência

Políticas Públicas de Assistência Social no Brasil

– SUAS

– CRAS

– CREAS

Redes Sociais e Territorialidade

Responsabilidade Social e o Terceiro Setor

Gestão de Pessoas na Administração Pública

Autoconhecimento e as Relações Interpessoais*

Metodologia da Pesquisa*

Didática e Metodologia do Ensino Superior*

Estudos Autônomos – Artigo Científico

Carga horária: 420h

Organização das aulas:

Dois encontros presenciais, quinzenais aos sábados, das 8h às 17h.

Nos primeiros três meses trabalhamos na divulgação e formação de turma, nestes 3 primeiros meses será apenas um encontro mensal, após, duas vezes por mês.

Local das Aulas:

Auditório da APAE de Santa Cruz do Sul

Rua Félix Hoppe, 53 – Centro

Valor de investimento:
24 x R$319,00 – Inicia a pagar 30 dias após a primeira aula

Taxa de matrícula:
R$200,00

Saiba mais sobre curso, cadastre seu e-mail neste link⤵
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Informações e matrículas com nossa consultora educacional:
Marcia Gewehr
51 9844 5025
marciacensupeg@hotmail.com
É sua hora de escolher. Invista em seu futuro!
‪#‎PósGraduação‬ ‪#‎PolíticasPúblicas‬ ‪#‎AssistênciaSocial‬

COMBO Pós-Graduação Supervisão Escolar e Orientação Educacional‏

COMBO Pós-Graduação Supervisão Escolar e Orientação Educacional
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MATRIZ CURRICULAR SUPERVISÃO ESCOLAR

-Coordenação Pedagógica: Relações Interpessoais, Ética e Trabalho Coletivo na Escola
– Educação Especial Inclusiva
– Gestão Democrática: Teoria e Prática
– Organização do Trabalho Pedagógico
– Planejamento e Avaliação Institucional
– Políticas Educacionais do Contexto Societário Atual
– Tecnologias Inovadoras Aplicadas a Educação
– Supervisão Educacional I: Pressupostos e Conceitos
– Supervisão Educacional II: Planejamento e Intervenção no Cotidiano Escolar
– Supervisão Educacional III: As Relações na Escola
– Supervisão Educacional IV: Desafios da Atualidade
– Estágio Supervisionado – Supervisão Escolar
– Didática e Metodologia do Ensino Superior
– Metodologia da PesquisaI
– Metodologia da Pesquisa II
CARGA HORÁRIA: 560 h

MATRIZ CURRICULAR ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

– Coordenação Pedagógica: Relações Interpessoais, Ética e Trabalho Coletivo na
Escola
– Educação Especial Inclusiva
– Gestão Democrática: Teoria e Prática
– Organização do Trabalho Pedagógico
– Planejamento e Avaliação Institucional
– Políticas Educacionais do Contexto Societário Atual
– Tecnologias Inovadoras Aplicadas a Educação
– Orientação Educacional I: Pressupostos e Conceitos
– Orientação Educacional II: Teoria e Prática
– Orientação Educacional III: Relações Interpessoais
– Orientação Educacional IV: Desafios da Atualidade Estágio Supervisionado em Orientação Educacional.
– Didática e Metodologia do Ensino Superior
– Metodologia da Pesquisa
– Estudos Independentes e Monografia e/ou Artigo Científico
CARGA HORÁRIA: 560 h

Organização das aulas:

Dois encontros presenciais, quinzenais aos sábados, das 8h às 17h.

Nos primeiros três meses trabalhamos na divulgação e formação de turma, nestes 3 primeiros meses será apenas um encontro mensal, após, duas vezes por mês.

Local das Aulas:

Auditório da APAE de Santa Cruz do Sul

Rua Félix Hoppe, 53 – Centro

Valores de BOMBO 2 em 1

Supervisão Escolar : 30 x R$169,50

Orientação Educacional: 30 x R$ 169,50

Valores fora do COMBO

Supervisão Escolar: 30x R$229,00

Orientação Educaconal; 30x R$229,00

Documentação necessária para matrícula:

– 1 fotos 3×4
– cópia comprovante de conclusão de graduação (diploma autenticado) ou certificado de conclusão
– cópia comprovante de residência
– cópia carteira de identidade
– cópia CPF
– cópia certidão (nascimento/casamento)
Cadastre seu e-mail e receba mais informações:

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Celular/WhatsApp (51)9844-5025
e-mail: marciacensupeg@hotmail.com

Palestras Neurociência e Educação

NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Palestrante
Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa
Sem título-1

TEMAS ABORDADOS:
– Neuropsicopedagogia
– Sistema Nervoso Central (SNC)
– Neuroplasticidade Cerebral
– Cognição
– Emoção
– Estímulo
– Alimentação e Mielinização
– Como a Criança Aprende
– Transtornos e Síndromes
– A Influência da Medicação na Aprendizagem

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Luiz Antonio Corrêa
– Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp
– Doutor em Psicologia pela USAL Buenos Aires/Argentina
– Pedagogo e Psicólogo pela ACE/SC
– Formação em Psicanálise
– Gestor em Recursos Humanos
– Professor de Pós-Graduação em vários estados brasileiros
– Palestrante no Brasil e Exterior

Contatos Para Palestras:
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falecom@luizantoniocorrea.com.br
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(51) 9844-5025
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(41) 3308-5122
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Palestra Luiz Antonio Corrêa

PALESTRANTE21

Professores não sabem como o aluno aprende, diz Iván Izquierdo

Iván Antônio Izquierdo é médico e neurocientista, especialista nos mecanismos da memória e reconhecido internacionalmente. Naturalizou-se brasileiro em 1981, pois nasceu em Buenos Aires, fez sua graduação e doutorado pela Universidade de Buenos Aires e pós-doutorado na Universidade da California em Los Angeles (UCLA). Foi professor da Universidade de Córdoba, na Argentina, e mudou-se para o Brasil em 1973, incorporando-se posteriormente à Escola Paulista de Medicina (hoje Unifesp) onde fundou um grupo de pesquisas em neurociência.
Durante mais de 20 anos, Izquierdo integrou o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O médico, pós-doutor pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, é um dos pesquisadores brasileiros mais reconhecidos e premiados em todo o mundo e uma autoridade quando o assunto é biologia cerebral, principalmente nos estudos da memória e do aprendizado, temas com o qual trabalha desde os 19 anos. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) fala, entre outras coisas, sobre a importância dos conhecimentos de neurociência no ensino, a necessidade de o professor saber como o aluno aprende e o papel das emoções no aprendizado.
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Jornal do Comércio – O que se sabe hoje a respeito de como o cérebro aprende?

Ivan Izquierdo – Sabe-se muita coisa. Temos avançado bastante no conhecimento sobre como aprender, como formar memória e evocar memória. Essas são três coisas que hoje conhecemos bem. Conhecemos os mecanismos, tanto em termos de quais lugares do cérebro participam, quanto de quais processos bioquímicos intervêm em cada um desses lugares.

JC – O ensino nas escolas brasileiras é muito calcado no uso da memória. Essa é a melhor forma de fazer com que alguém realmente aprenda algo?

Izquierdo – Já não é tanto assim. Os construtivistas acabaram com isso. O que é muito ruim, porque era útil. Há algumas coisas que só podem ser adquiridas decorando-as. Tudo o que aprendemos é por meio da memória, mas há formas e formas. As tabuadas de multiplicação, por exemplo. Não há forma alguma de aprender isso por meio de raciocínio. Tem de ler e repetir até que se guarde. O mesmo vale para poesias e letras de música. Para essas coisas, é necessário decorar. Não há outra forma. Então, não é ruim decorar. Para muitas coisas serve e é imprescindível, já para outras, não é tão prático ou útil.

JC – Como a neurociência pode ser usada por educadores para aprimorar o aprendizado dos alunos?

Izquierdo – Já ajudou e ajuda. Os brasileiros estão começando a se dar conta de que isso é importante. Os educadores estão começando a aprender um pouco de neurociência. Estão se dando conta de que há horas e idades em que o cérebro pode aprender e outras em que não pode, pois não amadureceu o suficiente. É uma questão de ensinar para cada um o que corresponde com a sua idade e com o seu conhecimento prévio.

JC – Os professores ensinam sem saber como o aluno aprende?

Izquierdo – Sem saber absolutamente nada de como o aluno aprende. Creio que seja um dos últimos países do mundo onde acontece isso. Se não entendermos como alguém aprende, não vamos poder ensinar. Isso é simples. Por isso que o ensino anda tão mal no Brasil. Porque se ensinam coisas para alunos que não conseguem aprender. Porque, ou se ensina no momento errado da vida dele ou no momento errado da escolaridade. O aprendizado é vagaroso, leva anos. Todas as coisas têm seu tempo e seu momento. E isso depende do aprendizado prévio e da idade da pessoa. Do grau de maturação, que não é influído só pela idade, mas também pelo meio.

JC – O que o professor deveria saber sobre neurociência para poder ensinar melhor?

Izquierdo – Por exemplo, saber que existe um cérebro, como ele funciona basicamente, coisa que a maioria dos professores não sabe. É o cérebro dos alunos que vai aprender, e isso os professores nem pensam, porque não acham que seja assim. Acham que se aprende com ele falando e o outro ouvindo. Quem aprende é o cérebro e o faz de muitas maneiras ao mesmo tempo, e isso o professor tem de saber. Saber o que é aprendizado, o que é memória, onde ela se faz, como se faz. Uma vez que aprenda isso, terá muito mais facilidade em ensinar.

JC – Não usar isso é um atraso?

Izquierdo – É um atraso horripilante. Somos o 88º país no ranking mundial de educação e o 7º no ranking da economia. Sem dúvida que muito passa por isso.

JC – As crianças e os jovens fazem muito uso de ferramentas advindas das novas tecnologias da comunicação e da informação, como a internet. Isso pode alterar o processo de cognição?

Izquierdo – As novas tecnologias alteram muito o processo de cognição. Facilitam enormemente, porque poupam trabalho ao cérebro. O cérebro não tem de aprender e memorizar uma série de coisas, porque isso está no Google, ou em um programa, ou se obtém da internet de alguma maneira.

JC – O que leva uma pessoa a esquecer de algo que aprendeu em determinado momento da vida? É o desuso ou é a forma como aprendeu?

Izquierdo – O desuso pode levar a atrofia dos neurônios que fizeram aquela memória. Ele faz com que as sinapses desapareçam. O uso, por sua vez, estimula as sinapses. A forma como aprendeu também (pode afetar). Temos de pensar que perdemos a maioria das coisas que aprendemos. A terceira palavra de minha frase anterior, por exemplo. Eu não lembro mais, você não lembra mais. Ambos usamos esta palavra, você para entender o que eu estava dizendo e eu para dizer o que queria. Muitos pedaços de informação se perdem. Duram só alguns segundos, ou milissegundos. Isso se chama memória de trabalho e tem essa sina de morrer logo depois que nasce. E graças a Deus que é assim. Imagina se lembrássemos daquela terceira palavra, estaríamos continuamente repetindo-a, e ela nos prejudicaria a entender o resto.

JC – O que influencia para que essas partes fiquem na memória?

Izquierdo – São aquelas que nosso cérebro acha, com base nas suas experiências, que são importantes. A nossa vontade pouco tem a ver. O cérebro faz isso automaticamente. O mais importante para o cérebro é a sobrevivência e, para isso, a coisa que ele mais lembra são as memórias ruins. Memórias de coisas boas são bonitas. Mas, se esquecermos de olhar para a esquerda quando atravessamos uma rua, seremos atropelados. Essas coisas aprendemos desde cedo e são as mais importantes.

JC – O ensino em sala de aula tende a ser promovido de uma forma racional, com as emoções sendo deixadas de lado. Qual a importância das emoções no processo de aprendizado?

Izquierdo – As emoções se incorporam à memória e ajudam a memória. As memórias que melhor lembramos são as mais emocionantes. São aquelas acompanhadas do que se convencionou chamar de alerta emocional. Por exemplo: com quem a pessoa estava no momento que ficou sabendo que um ente querido morreu. Isso você não esquece nunca. Do dia anterior a isso ou da semana posterior, todo mundo esquece.

JC – Os últimos estudos na área da neurociência, de aprendizado e cognição, têm avançado em qual direção?

Izquierdo – Em todas. A participação das emoções, que substâncias regulam isso, quais os lugares do cérebro regulam isso. Em todas as direções ao mesmo tempo. Lamentavelmente, não temos avançado muito no tratamento de doenças da memória. Por exemplo, a terrível doença de Alzheimer. Estamos sabendo mais coisas sobre como se produz, a que se deve, e, com isso, aprendendo como tratá-la melhor, mas ainda é uma doença que faz estragos.

JC – O cérebro ainda apresenta muitos mistérios a serem desvendados?

Izquierdo – Muitíssimos. Às vezes, me dá a impressão de que cada dia apresenta mais. Trabalha-se e trabalha-se e parece que se está caminhando no mesmo lugar. Aparecem coisas novas. Na medida em que se vão descobrindo novidades, essas descobertas trazem coisas novas, realidades novas.

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Por: Juliano Tatsch
Fonte: http://jcrs.uol.com.br/

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Cursos e oficinas para profissionais da área da Educação – Taise Agostini em Santa Cruz do Sul

Cursos e oficinas para profissionais da área da Educação – Taise Agostini em Santa Cruz do Sul

Jogos, brincadeiras e recursos lúdicos que estimulam a aprendizagem.
CARGA HORÁRIA: 8 horas
DATA:27/08/2016
LOCAL: Auditório da APAE- Santa Cruz do Sul

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INFORMAÇÕES SOBRE A PALESTRANTE:
Formação em Pedagogia com ênfase em Educação Infantil, séries iniciais, inclusão e coordenação escolar
Pós Graduada em Psicopedagoga Clínica/ Institucional
Pós Graduada em Neuropsicopedagogia/ Educação Inclusiva
Professora de cursos de pós- graduação
Palestrante
Psicopedagoga Clínica e Institucional
Assessora Pedagógica em Escolas de Educação Infantil
Ministrante de cursos de capacitação e Formação de professores
Colunista e responsável pela Página “Espaço pais e filhos”- Jornal Semanário – Bento Gonçalves, RS.

ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS NA OFICINA:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
JOGOS E ESTIMULAÇÃO
MUSICALIZAÇÃO / LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ARTES DIVERSAS

BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS QUE REALIZAREM A OFICINA:
Saberá trabalhar as habilidades e competências de forma lúdica e prazerosa;
Maior amplitude de conhecimento;
Disponibilizará para seus alunos diversos recursos e técnicas de aprendizagem;
Terá argumentos ao dialogar sobre problemas cognitivos com outros profissionais e familiares;
Mudança de postura e transformação dos erros em situações de aprendizagem.

METODOLOGIA DE ENSINO:
Serão utilizados recursos modernos e atuais com o intuito de transmitir os conteúdos e técnicas de forma prazerosa e capaz de apresentar resultados significativos no que diz respeito à capacitação do aluno em relação à aprendizagem e a satisfação pessoal envolvendo a estimulação e o lado afetivo. Todas as oficinas são práticas para os participantes vivenciarem e explorarem os materiais.

Inscrição Clique Aqui ⤵
http://bit.ly/InscriçãoOficinaTaiseAgostini
Cursos e oficinas para profissionais na área da Educação
Taise Agostini – https://www.facebook.com/grupotaiseagostini/
Data: 27/08/2016 – 8h às 17h
Local: Auditório da APAE de Santa Cruz do Sul
Investimento: R$220,00
Carga Horária: 8h
Certificado de participação emitido pelo Censupeg
Informações pelo telefone (51)9844-5025
marciacensupeg@hotmail.com

Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais -TICS

Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais -TICS
Modalidade à Distância

Sem título-4
O objetivo deste curso é desenvolver habilidades e competências de autoaprendizagem, autonomia, interação, colaboração, cooperação e usos de tecnologias educacionais, em professores, de maneira a formá-los para atuar com todas as ferramentas propostas.
O curso caracteriza-se por promover autonomia e flexibilidade, permitindo que o aluno organize seus estudos conforme sua disponibilidade. Material de estudos disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Realização de fóruns e chats interativos, visando auxiliar o aluno nos seus estudos. Tutoria assíncrona para atender o aluno quando tiver dúvidas. O aluno comparece ao polo apenas uma vez durante todo o curso para realizar sua prova individual, obrigatória e presencial no polo escolhido pelo aluno no ato da matrícula.
Público Alvo: O curso destina-se aos profissionais que atuam nas salas informatizadas, em sala de aula e demais interessados.
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Carga Horária: 380 horas (com TCC)
Duração do Curso:
Opção 1: 12 meses
Opção 2: 6 meses
Investimento:
Opção 1 (para Contrato de Curso com 12 meses de duração) : 1 + 15 parcelas de R$ 172,18*
* Para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês, Valor da Mensalidade R$ 163,57.
Opção 2 (para Contrato de Curso com 6 meses de duração): 1 + 7 parcelas de R$ R$ 344,35*
* Para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês, Valor da Mensalidade R$ 327,14.

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Pós-Graduação em Psicopedagogia com Foco em Sala de Aula

Pós-Graduação em Psicopedagogia com Foco em Sala de Aula
Modalidade à Distância

Sem título-8

O objetivo deste curso é preparar profissional para atuar como psicopedagogo nas instituições de ensino, trazendo à discussão os fundamentos da psicopedagogia, a compreensão das dificuldades de aprendizagem, da linguagem e aquisição da escrita e das teorias da aprendizagem.
O curso caracteriza-se por promover autonomia e flexibilidade, permitindo que o aluno organize seus estudos conforme sua disponibilidade. Material de estudos disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Realização de fóruns e chats interativos, visando auxiliar o aluno nos seus estudos. Tutoria assíncrona para atender o aluno quando tiver dúvidas. O aluno comparece ao polo apenas uma vez durante todo o curso para realizar sua prova individual, obrigatória e presencial no polo escolhido pelo aluno no ato da matrícula.
Público Alvo: Graduados e pós-graduados egressos da área das Ciências Humanas que atuem ou queiram atuar na prevenção e na superação das dificuldades de aprendizagem em sala de aula; pedagogos; psicólogos; fonoaudiólogos; docentes; orientadores educacionais e interessados na área da educação.
unisociesc
Carga Horária: 380 horas (com TCC)
Duração do Curso:
Opção 1: 12 meses
Opção 2: 6 meses
Investimento:
Opção 1 (para Contrato de Curso com 12 meses de duração) : 1 + 15 parcelas de R$ 172,18*
* Para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês, Valor da Mensalidade R$ 163,57.
Opção 2 (para Contrato de Curso com 6 meses de duração): 1 + 7 parcelas de R$ R$ 344,35*
* Para pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês, Valor da Mensalidade R$ 327,14.

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